Como engajar sua audiência com a criação de conteúdo

Criar um conteúdo segmentado é uma das maneiras mais impactantes e precisas para engajar a audiência e ter relevância no mundo digital. Para produtores de conteúdo online “relevância” é a palavra- chave para um conteúdo de qualidade. Isso se justifica pelo fato de a internet ser muito ampla, podendo atender a uma quantidade infinitamente maior de público do que as publicações tradicionais impressas.

Sendo assim, é preciso que os produtores de conteúdo se reinventem e consigam produzir material que supra essa demanda, gerando engajamento com seus leitores e seguidores.

Pensando em ajudá-lo com isso, desenvolvemos este post que explicará o que é conteúdo segmentado, quais são as estratégias para desenvolvê-los, e os formatos ideais para conhecer o seu público e criar conteúdos que agreguem valor. Acompanhe as respostas para esses questionamentos nos tópicos a seguir:

Como desenvolver conteúdo segmentado para engajar a audiência?

A ideia de segmentação de conteúdo faz com que os produtores de conteúdo possam investir em materiais que atendam a uma demanda específica, podendo até desenvolver conteúdo com apoio de patrocinadores, a chamada publicidade nativa.

Assim, uma agência de intercâmbio estudantil anuncia em um portal de plataforma de ensino, por exemplo, é possível que os gestores de conteúdo do canal produzam um editorial de cursos, certificados, matérias e eventos online, gerando engajamento com o público consumidor.

Isso tudo, obviamente, só terá um bom resultado para ambas as partes se o canal já tiver realizado testes e apostado na boa experiência do usuário para atrair o público.

Quais são os formatos de conteúdo que mais podem engajar o público?

Uma das principais vantagens de produzir conteúdos digitais é o fato de que esse meio de comunicação aceita, praticamente, qualquer formato de conteúdo. Sendo assim, você pode fazer a publicação de textos, fotos, áudios, vídeos, infográficos, entre outros.

Outra ideia interessante, e que gera muita interação com o público, são as transmissões ao vivo nas redes sociais. Pode-se trazer coberturas de eventos e acontecimentos, entrevistas, debates etc., com audiência  podendo mandar perguntas, por exemplo.

Produzir conteúdo relevante nas redes sociais é uma estratégia de marketing que pode ser usada não somente para aumentar a visibilidade de uma marca, mas também para gerar leads e até fechar negócios. Uma forte presença em mídias sociais, por meio de conteúdo que realmente engaja o público, é fundamental para as marcas cativar a audiência.

Conheça o seu público

Antes de produzir conteúdo é preciso entender o que atrai sua audiência, que tipo de conteúdo ela gosta de acessar. Esse é um passo de extrema importância, pois sem o conhecimento da sua audiência, fica difícil produzir um conteúdo assertivo que gere engajamento. 

Alguns tópicos que você deve buscar sobre sua audiência são: idade, gênero, localização, interesses, estilo de vida, estado civil, classe social, quanto tempo em média fica conectado, se costuma fazer compras online e etc. Informações que façam sentido para o seu negócio, quanto ao tipo de público que querem alcançar. Quanto mais informações você conseguir coletar, melhores serão seus insumos para traçar uma boa estratégia de conteúdo. 

Crie conteúdo que agregue valor

Ao criar conteúdo, procure sanar as dúvidas da sua audiência, mostrar soluções para suas dores, despertar seus desejos, tudo isso ligado ao seu produto ou serviço, sem necessariamente fazer propaganda de forma direta. 

Se estiver sem inspiração, você pode utilizar ferramentas como o Google Trends para ter acesso aos conteúdos mais pesquisados por um determinado período de tempo. 

A linguagem que você utiliza também faz total diferença, se você possui um público jovem, utilize a linguagem deles, imagens chamativas, vídeos curtos e diretos, por exemplo.

Se destaque entre a concorrência

As empresas que desejam se destacar e sobreviver à concorrência do mercado precisam se adaptar às mudanças, principalmente aquelas relacionadas ao meio digital. Mas, de que adianta presença se não há engajamento?

Quando se entrega um bom conteúdo, alinhado com os interesses da sua audiência, o resultado disso é um maior engajamento. Além de atrair novas pessoas, é possível trazer uma experiência positiva para a marca, aumentar a conversão de vendas e fidelizar clientes. 

É importante que seu conteúdo tenha relação com o seu nicho.

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