Geração Z: Como falar com a próxima geração?

A geração Z, é composta por pessoas que cresceram em um mundo digital, com informações ao alcance de um clique, smartphones e internet de alta velocidade. Eles expressam suas emoções em emojis e retratam suas críticas e ponderações da realidade por meio de memes. 

Estes jovens consumidores são conhecidos como “nativos digitais” e hiper cognitivos, têm a capacidade de vivenciar múltiplas realidades ao mesmo tempo, especialmente as digitais, e absorvem uma vasta e complexa gama de informações.

A tecnologia também propicia que disponham de muitos instrumentos para planejamento e gestão de suas atividades, por isso saem na frente das gerações anteriores no quesito contornar imprevistos e agir preventiva e corretivamente de maneira simplificada. São adeptos da praticidade, responsáveis, autodidatas e extremamente realistas e lógicos.

A Geração Z, que abarca os nascidos de 1995 até 2010, surgiu imersa no mundo digital. Seus componentes se sentem à vontade com qualquer recurso tecnológico e transitam entre eles com fluidez e facilidade, possuindo um dominio de tecnologias maior que as gerações anteriores.

De acordo com os dados coletados de uma pesquisa pela Mobile Time e da Opinion Box, as crianças com o celular próprio são maioria a partir dos setes anos de idade: no grupo entre sete e nove anos, elas representam 59%, e entre dez e 12, 79%, respectivamente.

O YouTube é o aplicativo mais usado pelos pequenos: 72% dos pais sabem que seus filhos usam o aplicativo. Curiosamente, o YouTube Kids fica com apenas 42% dos acessos, e não supera a versão regular do app em nenhuma faixa etária. WhatsApp 52%, TikTok 45% e Netflix 43% completam a lista dos mais mencionados. 

Agora, a Geração Z está na mira não apenas dos profissionais de marketing, mas das empresas em geral, afinal será a próxima na cadeia de consumo do mercado. Esses adolescentes além de possuírem celulares de tecnologias mais avançadas, têm em seus dispositivos acesso a tudo que é essencial para suas vidas (social ou profissional).

De acordo com as pesquisas da empresa Awesomeness, que é focada em Geração Z, 71% do consumo de entretenimento dos adolescentes é feito via streaming. Onde 1/3 é visto por celulares e 58% ainda dizem que conteúdos em vídeos são melhores para o aprendizado. 

Nota-se uma predominância em conteúdo visual. O YouTube e TikTok reinam em meio às plataformas disponíveis para essa geração. Mas logo atrás temos Instagram, Snapchat e Facebook. 

Toda essa mudança de comportamento de consumo envolve, também, a comunicação, já que é a partir dela que as pessoas interagem com o mundo e com seus pares. No caso da geração Z, permeada pelas redes sociais e canais digitais, estar atento às formas de comunicação torna-se ainda mais importante. Mas como se comunicar com a Geração Z? 

Mostre valores de forma clara

Preocupados não apenas com seu futuro, mas também com o de sua comunidade, esses jovens buscam consumir de empresas que vão ao encontro com seus valores e que se preocupam com as mesmas causas. Também por isso a reputação da empresa vem se tornando cada vez mais importante para o mercado de consumo. Na hora de conversar com esse público, é importante que eles tenham a percepção dos valores e propósitos da empresa, mesmo que de forma subjetiva.

Tenha autenticidade

É isso que a geração Z procura no mundo. Frases prontas, comunicação linear, falta de clareza no objetivo, tudo isso interfere negativamente na imagem que as pessoas desse grupo têm da empresa. Os jovens são menos conectados com as marcas em si e se importam mais com o que a empresa faz. Buscar pela autenticidade na hora de comunicar é algo que chama a atenção e aproxima o público da geração Z, fazendo com que se conectem com sua marca.

Produza conteúdos dinâmicos e de entretenimento

A geração Z quer mudar o mundo, sim, mas fazer isso de forma divertida. Por isso o consumo de conteúdo é tão relevante para esse grupo e permeia praticamente todos os momentos da sua vida. É importante que as empresas viabilizem a sensação de pertencimento para esses jovens que, consequentemente, estarão mais conectados com a marca. 

Um exemplo disso, muito em alta, é a alta pela busca de conhecimento por vídeos. Não é atoa que o ensino remoto ganhou destaque, até os segmentos mais tradicionais estão buscando formas de se conectar com essa nova geração. Para isso existem ferramentas como a plataforma LMS, desenvolvida pela HubChannel, que permite que você crie seu próprio canal de conteúdo e compartilhe nos mais diversos formatos como: vídeos, áudios, imagens, e-books e etc.

Use a linguagem no formato adequado

Eles esperam que as empresas falem sua língua e se portem como mais um membro dessa comunidade, como se a empresa fosse mais um colega. Outro ponto importante é que essa geração quer que a estratégia de comunicação esteja adequada com o que eles já consomem e não atrapalhem seus hábitos de consumo (falamos sobre canais e formatos de conteúdo no início, o audiovisual é uma prioridade para essa geração).

Plataforma para publicação, gestão e monetização de conteúdo audiovisual

A HubChannel desenvolve soluções inovadoras para publicação, gestão e monetização de conteúdo digital em diferentes formatos e a partir de múltiplos canais. Como por exemplo nossa plataforma LMS, ideal para empresas criarem seu próprio canal de conteúdo, para publicação de cursos, aulas, certificações e etc. 

Com a possibilidade de adicionar a identidade da sua marca, gerenciar o formato de venda do seu conteúdo, visualizar no formato dashboard relatórios sobre a sua audiência e, ainda, receber 100% dos seus ganhos com publicidade. 

Se quiser saber mais sobre esse e outros produtos do HubChannel clique aqui e acesse nosso site. Você vai encontrar essa e outras soluções para publicação de conteúdo digital.

Os desafios de se conectar com essa nova geração, pode ser muito bom. Faz com que melhoremos e nos exige criatividade em todo o processo de criação e publicação de conteúdo.

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