Guia LMS: treinamentos corporativos

Guia LMS: treinamentos corporativos. Quando falamos de tecnologias por trás da educação corporativa, a principal ferramenta é o LMS. Os softwares evoluíram muito nos últimos anos, tornando a ferramenta indispensável para a gestão de aprendizagem no mundo corporativo. Neste artigo, vamos te mostrar um Guia LMS: treinamento corporativos.

Vamos explorar o LMS nos treinamentos corporativos, as principais inovações do LMS, e como ela surgiu e se tornou uma ferramenta viável e poderosa ao mercado corporativo.

O que é LMS?

Em resumo, o LMS (Learning Management System) facilita a gestão de aprendizagem no ambiente digital, é o modelo mais adequado quando estamos falando de educação corporativa. Outros modelos surgiram através da evolução do LMS, como o LXP (Learning Experience Platform). Mas existem algumas diferenças entre elas, no LXP é um sistema aberto, ou seja, os estudantes fazem parte do processo, eles conseguem adicionar conteúdos o que acaba tornando a experiência mais personalizada e ativa. Já no LMS, são as empresas que fazem a gestão dos conteúdos, pois as ferramentas de interação e colaboração fazem parte desse tipo de software.

Qual a função do LMS?

Basicamente, o LMS oferece ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem, e dentro desse processo, está a gestão administrativa, acompanhamento da aprendizagem pelos tutores e monitores. Com a LMS os usuários podem acessar conteúdos de forma estruturada, organizada e através de diferentes formatos. 

Vamos há alguns exemplos: Para treinamentos de colaboradores, ou cursos online de uma universidade corporativa, os conteúdos podem ser trabalhados de muitas formas, como Podcasts, games, vídeos, trilha de aprendizagem, Ebooks, infográficos, one page learning etc.

Onde pode ser aplicado o uso do LMS?

Na vasta maioria dos casos, o LMS é usado por empresas que estão promovendo treinamentos internos para seus colaboradores. Porém, a ferramenta não se limita somente a isso, ela pode ser utilizada por outros perfis de negócios, que desejam criar e ofertar cursos online, por exemplo profissionais que são autoridades em determinado assunto, ou produto, influenciadores digitais podem vender cursos sobre esse universo, e por aí vai. O ponto mais importante é entender qual conteúdo produzir e para quem.

Outro ponto importante é o investimento, que pode variar de acordo com a necessidade de capacitação. No LMS, os cursos podem atender aos mais diversos objetivos de aprendizagem. Você pode criar onboarding, soft skills, treinamentos de lideranças ou qualquer demanda que exige ciclos de aprendizagem.

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Quando surgiu o LMS?

E-Learning

A primeira fase do LMS foi caracterizada por ser um grande catálogo de cursos online, que foi entre 1998 e 2002. Nessa época, a ferramenta adaptava o conteúdo ao formato de ensino: o auto-estudo, de forma assíncrona.

Gestão de talentos

A área de recursos humanos percebeu que o LMS poderia ser muito útil a algumas demandas do setor. Assim em 2005 se popularizou como uma plataforma de gestão de talentos, passando a integrar subsistemas de avaliação de desempenho e impulsionar planos de carreira. Dessa forma, seus conteúdos passam a ser organizados em trilhas de aprendizagem para onboarding, formação funcional e desenvolvimento contínuo.

Aprendizagem contínua

Com a popularização da plataforma LMS, novas características surgiram para complementar suas funcionalidades. Com o boom dos smartphones, o desktop (computador de mesa) foi deixando de ser o principal acesso ao LMS, esse fenômeno acontece pela necessidade na era da responsividade.

Aprendizagem inteligente

Em 2020 o LMS tornou o processo de aprendizagem muito mais personalizado e otimizado, por considerar a capacidade cognitiva de seus usuários no processo de aprendizagem.

E o LMS da HubChannel? 

Hoje existem muitas plataformas no mercado, mas a plataforma da HubChannel é diferente por ser muito intuitiva e extremamente fácil de personalizar, tornando super simples a gestão de aprendizagem corporativa. 

Na HubChannel os treinamentos corporativos podem ser potencializados para os colaboradores ou qualquer outra pessoa de qualquer área, que esteja fazendo seus treinamentos online.

Qual a vantagem?

As organizações que investem em educação corporativa digital por meio de cursos online rapidamente aumentam seus resultados, pois o processo de criação do onboarding é simples, intuitivo, e agrega muito valor aos colaboradores.

A plataforma LMS da HubChannel foi desenvolvida para realmente promover impacto nos profissionais que estão passando por programas de treinamento, para isso a HubChannel conta com tecnologia inovadora com múltiplas possibilidades de aprendizagem. Se você se interessou, acesse aqui e saiba mais!

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