Os desafios da monetização dos veículos de imprensa online

Sabemos que com o avanço da tecnologia, os desafios da monetização dos veículos de imprensa online são uma grande questão. Os meios de comunicação passaram por diversas transformações na maneira de difusão de informação. Recentemente, com o boom das redes sociais, tem se tornado cada vez mais fácil e intuitivo receber notícias na palma da mão, mas também não podemos esquecer que as empresas de comunicação precisam manter seu lucro, e é aí que entra o fenômeno da monetização. Fique com a gente até o final deste artigo!

Transformação digital dos jornais

Na última década, a transformação dos hábitos de consumo de conteúdo, que já vinha afetando os jornais do Brasil, teve uma aceleração durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos dois anos, as medidas de redução de circulação e a crise econômica agravada pela pandemia fez com que a circulação dos jornais impressos no Brasil, que já vinham em uma curva de queda, caísse ainda mais.

Segundo dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) mostraram que, em 2021, os dez maiores jornais do País perderam circulação impressa em comparação com o ano anterior. Esse fenômeno fez com que muitos dos veículos de imprensa migrassem suas edições para o digital, mas ainda sem colocar um ponto final no meio impresso.

 E qual a relação com a monetização online?

A monetização online de conteúdos digitais está diretamente relacionada a essa transição do físico para o digital, pois agora os meios de imprensa necessitam de outras formas para a arrecadação de lucros, principalmente com anúncios, já que no meio impresso os espaços são comprados de acordo com o tamanho das páginas.

Para a adequação para o digital, existem diversos meios que as empresas de comunicação podem utilizar para realizar essa adaptação ao digital, tais como portais online, aplicativos e visualizadores de conteúdo online.

Dentro dessas plataformas, existem inúmeras maneiras de monetização de conteúdos online, principalmente através de anúncios digitais, que funcionam de uma forma semelhante ao meio físico: os anunciantes “compram” o espaço para divulgar seus produtos/serviços, e o veículo ganha em cima dos lucros gerados.

Conheça o Aplicativo de Notícias da HubChannel

O Aplicativo de Notícias da Hub é uma plataforma desenvolvida para gestão e entrega de diferentes formatos, como vídeos, áudio, textos e muito mais. Com ele, você poderá publicar os conteúdos automaticamente, através do seu portal de notícias online.

Oferecemos essa solução para grandes marcas brasileiras, como por exemplo o Correio do Povo, Zero Hora e Gazeta do Sul.

Se interessou? Nos siga nas redes sociais e nos chame no whatsapp para que possamos lhe ajudar!

#monetizaçãoonline #appdenotícias #conteúdodigital #hub #hubchannel 

host