O Futuro da publicação: Inteligência artificial

Estamos vendo nos últimos dias um burburinho enorme sobre a inteligência artificial, mais precisamente a criação de textos através da IA. O CharGPT é o responsável por essa movimentação na mídia. Isso nos faz pensar no futuro da publicação: Inteligência artificial e a transformação digital que essa inteligência pode proporcionar para o mercado. 

A luta por atenção, competição e a inteligência artificial

Podemos dizer sem medo de errar, que um dos maiores desafios nesse nicho, é a competição nas publicações digitais, tanto por atenção dos leitores quanto por receitas em anúncios digitais. Além disso, a grande dúvida em relação ao chatGPT: o que ele vai representar para os editores e para o mercado numa forma geral.

Quando falamos em “competição”, estamos falando do ambiente digital, e como sempre foi complexo se fazer presente digitalmente. Isso acontece porque as barreiras de entrada são muito menores do que a mídia impressa ou de transmissão, o que levou a uma intensa concorrência. Isso se chama disputa por atenção, ou seja, é a ideia de um  conteúdo mais amplo, que não é escasso, e é de fácil acesso a uma infinidade de conteúdos, atualizações de notícias, jornalismo de formato longo, videogames, boletins informativos, publicações em mídias sociais, bem como livros digitais ou impressos. O recurso escasso agora é o tempo e a atenção das pessoas.

Outra questão é que, embora fosse fácil publicar na internet, os modelos de negócios não eram tão claros em relação ao aumento das assinaturas digitais e o que viria a ser desenvolvido. Isso significa que os custos eram baixos, porém os retornos também eram menores. Para as empresas de mídia impressa, a impressão ainda era a maior fonte de receita, e os lucros para as empresas digitais eram menores. Por esse motivo, era difícil justificar o investimento para o digital. Ao mesmo tempo, o comportamento do público mudava constantemente para o digital, e acelerou ainda mais com o uso dos smartphones. Isso causou um alvoroço enorme para os veículos de publicação impressa, pois a publicidade mudou agressivamente para o digital.

Posto este cenário de hipercompetitividade, e o lançamento do chatGPT, vale a reflexão sobre a aplicação dessa inteligência artificial. Os veículos de imprensa também estão usando IA para personalização, o que pode melhorar a experiência do usuário e aumentar a relevância; e para paywalls dinâmicos, que podem aumentar a receita.

A mídia e a diversificação de receitas

Quando a presença digital se tornou inevitável para os veículos, eles logo perceberam o enorme potencial dessa transformação, e o papel que o comércio eletrônico desempenharia no aumento das receitas. As mudanças foram acontecendo rapidamente, e os veículos começaram a diversificar seus negócios digitais. Basicamente eles começaram com assinaturas digitais, e diversificaram para outros produtos, como podcasts, newsletters, serviços de marketing, seja de afiliados ou extensões de marca. 

Como desenvolver um produto digital

  1. Determine um objetivo. 
  2. Saiba como medir esse objetivo com o desenvolvimento de KPIs – tanto editorial quanto comerciais. 
  3. Faça uma pesquisa de público para entender por que seu público está agindo de uma determinada maneira. Este passo é realmente importante. Use essa pesquisa para informar seu produto. 
  4. Faça testes com usuários antes do lançamento.
  5. Medir e avaliar.

Esse tipo de estrutura básica, ajuda a gerenciar seus produtos e também a alinhar seus objetivos junto a sua equipe editorial, técnica e comercial, além de te ajudar a compreender mais sobre o seu público. 

Qual seria o maior desafio para os editores no futuro? 

O maior desafio da transformação digital é a constante mudança, porque a tecnologia e os hábitos de consumo do público mudam, geralmente ano após ano. Na Hubchannel, possuímos a plataforma Neo, de publicações digitais que está em constante evolução, proporcionando aos usuários uma experiência única no que diz respeito ao consumo de conteúdo digital.

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