Revista IMPRENSA : o impacto na publicação digital brasileira

O mercado de revistas digitais no Brasil está em ascensão, Impulsionado pelo crescente uso dos dispositivos móveis como canal de acesso à informação. Com a conveniência e acessibilidade oferecidas pelos formatos digitais, os leitores têm cada vez mais optado por consumir conteúdo editorial online. Revista IMPRENSA: o impacto na publicação digital brasileira

A Revista IMPRENSA é referência no cenário editorial desde setembro de 1987 e desempenha um importante papel na disseminação de informações e análises sobre os acontecimentos não só de São Paulo, onde mantém sua sede de operações, mas do Brasil ao longo das décadas. Com um compromisso sério com o jornalismo de qualidade, a Revista IMPRENSA consolidou-se como uma voz respeitada e influente no panorama midiático impresso e, também, no digital, agregando todo o conteúdo na sua plataforma do Portal IMPRENSA, que surgiu em 2002.

Do impresso ao digital

Ao longo dos anos, a Revista IMPRENSA tem desempenhado um papel fundamental no acompanhamento crítico dos eventos que marcaram a história do Brasil. No mundo digital, principalmente quando falamos da IMPRENSA, a preservação da memória torna-se uma prioridade. Os principais desafios que a Revista Imprensa enfrentava em relação à publicação digital seria a digitalização de edições antigas, nem sempre preservadas, porém em grande volume. Isso foi um desafio enorme. E depois, a indexação destes PDFs que só foi possível com o avanço das novas tecnologias. Contudo, a digitalização mostra o estado original do exemplar, muitas vezes com impressão “torta”, amarelados e com rasgos ou pedaços faltando.

A Revista IMPRENSA, reconhecendo a importância de seu legado, contou com a Hubchannel para cumprir com o desafio de garantir a acessibilidade e a preservação de seu acervo histórico, que conta com mais de 30 anos de publicações.

A Revista IMPRENSA surgiu logo após o fim da ditadura e traz a história da redemocratização do Brasil pelos olhos dos jornalistas. Por ser uma publicação metalinguagem contribui para formação, análise e o olhar crítico sobre a instituição Imprensa.

Diz o fundador e editor Sinval de Itacarambi Leão.

As estratégias traçadas

Todos os exemplares da Revista IMPRENSA, desde 1987, foram digitalizados e indexados para facilitar o acesso e agilizar o processo de pesquisa por informações específicas, a partir de funcionalidades de busca avançadas. Tudo isso acessível a partir de qualquer dispositivo (web ou mobile), proporcionando aos leitores uma experiência fluida e interativa.

Alguns benefícios da digitalização:

  • Acesso centralizado a todos os conteúdos publicados;
  • Aumento significativo na interação e vínculo dos leitores;
  • Preservação efetiva do patrimônio histórico da publicação;
  • Maior visibilidade e alcance de novas audiências.

Colaboração rumo ao sucesso

A construção desse acervo não foi apenas uma transição para o ambiente digital, mas uma colaboração ativa entre as equipes da Revista IMPRENSA e da Hubchannel, que desenvolve soluções para publicação e monetização de conteúdo digital.

Para a Hubchannel é uma enorme alegria participar de um projeto onde fomos apresentados a uma das principais e mais tradicionais revistas do país e, que poderíamos de alguma forma, fazer parte da transformação e de seu desenvolvimento no digital.

Juliana Moura, Product Manager na Hubchannel.

Trabalhando em estreita cooperação, desde 2016, ambas as partes garantiram que cada detalhe do acervo histórico digital e do visualizador de conteúdo refletissem fielmente a essência da Revista IMPRENSA e oferecesse uma melhor experiência de consumo para seus leitores e assinantes. O acesso amigável e a sensação de ler, folhear uma revista, mesmo sem poder tocar nela, são os diferenciais que tornam a experiência da publicação no digital agradável.

O acervo da IMPRENSA é de interesse público e a parceria com a Hubchannel nos permite tornar estes arquivos disponíveis para todos.

 Finaliza Alexandra Itacarambi, Diretora de Projetos Especiais e Editora.
host