Tendências tecnológicas aplicadas a educação

A transformação digital ocorre em ritmo acelerado em todos os setores da sociedade e é claro que com a educação não poderia ser diferente. Neste artigo falaremos sobre as tendências tecnológicas aplicadas à educação e como cada uma pode impactar o modelo atual de ensino e aprendizagem.

Falaremos sobre:

Movimento Maker

Analytics Technology

Realidade estendida

Inteligência artificial

A internet das coisas

Gamificação

Mídias sociais

Lifelong Learning

Movimento Maker

Conhecido como DIY nos EUA, o nosso bom e velho “faça você mesmo” é o significado do Movimento Maker, essa tendência que chegou na área da educação e vem revolucionando o aprendizado. A premissa é simples: colocar a mão na massa, partir para a ação, criar algo novo feito por você. Só a ideia já é muito legal, na prática fica melhor ainda. 

Claro, o movimento maker não se limita a coisas físicas, afinal estamos falando de tecnologia aplicada à educação, o movimento maker abrange ferramentas e objetos, softwares e aplicativos, vídeos, memes, gifs, jogos e muito mais. O movimento maker além de tendência pode ser encarado como uma nova cultura dentro da educação, afinal uma das melhores formas de aprender é fazendo!

Analytics Technology

A análise de dados também chegou na educação. Nos últimos anos muito se ouve falar sobre big data, análise de dados, google analytics, data drive, business intelligence, entre outros. Como essa tendência se manifesta na educação?

A partir da união de aplicativos e ferramentas capazes de converter informações em dados objetivos que possibilitam a coleta, organização e análise de informações como: grau de aprendizagem, ritmo, padrões de comportamento, tempo gasto, ordem escolhida, entre outras. O que pode tornar a experiência de aprendizagem mais direcionada e consequentemente mais assertiva.

Um ótimo exemplo dessa tendência no campo da educação são as plataformas virtuais de ensino, como o HubChannel. Dentro da plataforma é possível ter acesso a dados e informações que viabilizam um diagnóstico do desempenho dos conteúdos, formatos, metodologias e etc. A partir disso é possível personalizar ainda mais a experiência de aprendizagem.

Realidade Estendida

A realidade estendida (XR) abrange a Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR). Na educação a realidade estendida promete proporcionar uma experiência de aprendizagem muito mais imersiva e interativa. A realidade virtual nada mais é do que uma simulação visual, um ambiente virtual a partir de imagens 360 que são capazes de transportar o usuário a lugares completamente diferentes da realidade. Já a realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita a adição de elementos virtuais ao ambiente real em que o usuário está. A realidade mista permite a mistura disso tudo, ambiente real e ambiente virtual se mesclam e interagem entre si. 

Imagine poder participar de uma simulação virtual do evento histórico que você está estudando? Se ver dentro daquele ambiente, interagir e criar novos pontos de vista. Em uma realidade onde a atenção anda cada vez mais escassa e a competição por ela é tanta, o uso da realidade estendida dentro do contexto educacional é com certeza uma ferramenta fascinante.

Inteligência artificial

Todo aquele futurismo que vimos por anos representado nos filmes e séries finalmente chegou, bom, pelo menos algumas coisas. A inteligência artificial simplificadamente é a inteligência das máquinas, a partir da tecnologia as máquinas se tornaram capazes de executar ações que antes dependiam apenas de nós, humanos.

Especialistas dizem que a IA afetará absolutamente todas as áreas e atividades humanas durante o ano de 2022, e a educação não será uma exceção. Uma das principais conquistas e objetivos da inteligência artificial é automatizar tarefas repetitivas que antes tomavam um grande tempo das pessoas e com isso usar esse tempo ganho para se concentrar em outras atividades mais personalizadas e que demandam uma tomada de decisão mais complexa.

Na educação uma tarefa que costuma tomar um grande tempo dos educadores é a correção e classificação de trabalhos e provas, o que seria facilmente resolvido com uso de inteligência artificial.

Alguns exemplos do uso de IA na educação:

  • O sistema Altitude Learning, fundado por um engenheiro do Google e parcialmente financiado pelo Facebook, usa IA para sugerir caminhos de aprendizagem personalizados para crianças em idade escolar.
  • Na China, escolas implementaram um sistema que usa reconhecimento facial para conferir se os alunos estão prestando atenção nas aulas, a partir do escaneamento dos rostos com câmeras equipadas com algoritmos de visão computacional.

A internet das coisas

A internet das coisas representa objetos físicos munidos de sensores, softwares e processadores que a partir de uma conexão de internet trocam informações com outros dispositivos e objetos. Pensando em educação, os impactos dessa tecnologia podem ser diversos, tanto no ensino presencial quanto remoto. Alguns exemplos seriam: Integração de espaços através da internet, uso de dispositivos no aprendizado, verificação de frequência e outras atividades repetitivas, segurança no ambiente escolar e organização e manutenção de patrimônio. Aparelhos celulares, fones de ouvido, lâmpadas, máquinas industriais, carros, aviões etc. A possibilidade de objetos cresce a cada segundo, desde artigos comuns, passando por estruturas de maquinário industrial e até mesmo arquiteturas de cidades.

Gamificação

Uma das maiores tendências do momento tanto no meio educacional quanto corporativo. A gamificação é a aplicação de estratégias de jogos em atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Ela se baseia no game thinking, conceito que abrange a integração da gamificação com outros saberes do meio educacional e corporativo e do design. A partir de novas tecnologias, é possível estimular o aprendizado, motivar comportamentos e criar uma sensação de prêmio ou gratificação pelo atingimento de metas.

Dentro do método da gamificação existem diversas regras ou requisitos para que a metodologia funcione, por exemplo os elementos da gamificação: Dinâmicos, Mecânicos e Componentes.

Os elementos dinâmicos são: Emoções, narrativa, progressão, relacionamentos e restrições. Os elementos mecânicos são: Aquisição de recursos, avaliação ou feedback, chance, cooperação ou competição, desafios, recompensas, transações, turnos e vitória. E, por fim, os componentes, que são as aplicações mais específicas e concretas dos elementos da gamificação. Os mais comuns são : Avatar, bens virtuais, chefão, coleção de itens, conquistas, conteúdos desbloqueáveis, emblemas, medalhas ou badges, gráfico social, missão, níveis, pontos, presentes, ranking e formação de times.

Mídias Sociais na Aprendizagem

Você já imaginou as redes sociais participando do processo de aprendizagem? Considerando que todos os alunos, sejam jovens ou adultos, passam tanto tempo conectados às redes sociais, por que não usá-las a favor da educação, como uma ferramenta poderosa para melhorar o aprendizado?

Muitas instituições de ensino começaram a usar as redes sociais como recurso de comunicação onde os alunos podem interagir facilmente uns com os outros compartilhando materiais de estudo, discutindo em grupos com outras pessoas ou comentando assuntos entre si de forma prática.  Além do que, já vimos exemplos de que até mesmo um vídeo animado com fins educativos pode viralizar por lá. As redes sociais tem o propósito de construir uma cultura de colaboração e compartilhamento, e isso tem tudo a ver com melhorar a experiência de aprendizado.

Lifelong Learning

O sistema educacional como o conhecemos hoje foi desenvolvido para um mundo diferente, quando os objetivos profissionais se resumiam em conseguir um “emprego para toda a vida”. As oportunidades de aprendizado eram restritas àquelas que poderiam ser ministradas em locais que os alunos pudessem acessar fisicamente, e a educação formal limitada aos primeiros 20 anos de vida. O cenário de emprego hoje é muito diferente. O ritmo acelerado do avanço tecnológico significa que as habilidades podem se tornar rapidamente desatualizadas, e desenvolver novas competências continuamente é uma estratégia vital para o sucesso profissional e empresarial.

Diante dessas mudanças, tanto as instituições de ensino quanto os alunos estão caminhando cada vez mais para um modelo contínuo de educação. O que pode ser até comparado a tendência dos serviços de assinatura, presente em muitas outras áreas. 

Outro impulsionador é o surgimento das plataformas de aprendizado on-line, como o próprio HubChannel, que oferece uma infinidade de possibilidades dentro do ensino online, tanto para o produtor de conteúdo quanto para o aluno, como cursos e certificações que podem ser concluídos em questão de semanas ou meses.

Novas maneiras de produzir e consumir conteúdo educacional devem surgir cada vez mais, com o intuito de se adequar às necessidades de uma sociedade em constante mudança e evolução. A tendência é que o conceito de Lifelong Learning se torne cada vez mais popular entre as pessoas que procuram maneiras flexíveis de encaixar a educação em suas vidas.

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