Projeção de aumento de receitas com publicidade em streaming

Recentemente a Amazon  ingressou com a aplicação de publicidade dentro da sua plataforma de streaming, a Prime Vídeo. Por enquanto, a nova modalidade está disponível para os assinantes apenas na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. A projeção de aumento de receitas com publicidade em streaming é bem animadora.

Outras gigantes do streaming como a Netflix, já inseriram a publicidade em suas assinaturas, já outras não, porém o valor era mais caro, o Prime Vídeo adotou uma estratégia diferente. As veiculações de publicidade serão exibidas em todas as assinaturas desses quatro mercados. Dessa forma, quem é assinante da Prime, continuará pagando o mesmo preço, mas com a exibição de publicidade, quem não quiser ver os comerciais, precisará pagar uma taxa de R$2,99 por mês. 

Diferente de emissoras de TV tradicionais, onde a publicidade é quase que obrigatória, as plataformas de streaming inicialmente não tinham a veiculação de anúncios, e se mantinham com as assinaturas pagas pelos assinantes. Com a alta competitividade do mercado, as plataformas de forma estratégica, precisam diversificar suas receitas.

A inserção de publicidade pode ainda ser um bom atrativo para novos assinantes, visto que os planos que são exibidos comerciais costumam ser mais baratos A Netflix por exemplo, recentemente reportou que no último trimestre de 2023, teve seu melhor desempenho desde a pandemia, com 13, 1 milhões de novos assinantes. 

Veja abaixo como as plataformas de streaming estão se abrindo para o mercado publicitário, e como estão os planos para o mercado brasileiro.

Netflix

Foi a pioneira em criar assinaturas com publicidade incluída dentro dos conteúdos, eles criaram um plano específico para isso. A gigante deu início a esse modelo de plano em novembro de 2022, em mercados como Brasil, Alemanha, Coréia do Sul, EUA, Canadá, França, Itália, México, Japão e Reino Unido. 

No Brasil, o plano atual com publicidade inserida, está R$18,90. Após um ano da implantação do plano, a empresa informou que tinha mais de 15 milhões de assinantes em todo mundo usando esse modelo de plano. Para agências e anunciantes, a Netflix firmou parceria com a Microsoft para a elaboração do modelo e formato de anúncios ofertados pela plataforma. 

Disney+

A Disney também não ficou para trás na busca de novas receitas com a publicidade, e em dezembro de 2022 lançou seu plano com publicidade incluída nos EUA, pelo preço de U$$7,99. Esse novo plano substitui o plano básico da plataforma, quem não desejasse ver os comerciais, precisava migrar para o plano premium, pelo valor de U$$10,99 por mês. Essa modalidade de plano foi aplicada somente no mercado americano na época, um ano depois, a empresa aplicou no Canadá e no mercado europeu, até então, a Disney não tem planos de trazer essa modalidade de assinatura para o Brasil.

MAX (HBO e Discovery+)

A Warner Bros lançou a MAX, plataforma de streaming que une os catálogos das gigantes HBO MAX e Discovery+. Desde seu lançamento, em maio de 2023, a plataforma já se apresentou ao mercado com a publicidade inserida. O plano básico do MAX com publicidade inserida, custa R$29,90 POR mês, tendo a opção de um plano anual de R$225,90. Os assinantes que não desejam consumir publicidade, tem a opção de adquirir plano standard, que vem com a bagatela de R$39,90 por mês.

Prime Vídeo

Uma das poucas opções que não tinham publicidade inserida em sua plataforma, a Prime começa seus testes nos mercados dos EUA e Europa, para avaliar a aceitação do público. A Amazon já informou que a aplicação da publicidade se aplicará a outros mercados da Europa nos próximos meses, também se aplicará no México e na Austrália.

No caso da Amazon, todos os assinantes do plano básico, automaticamente passaram a receber publicidade, quem não desejar consumir os anúncios, precisará pagar uma taxa adicional de R$2.99. Assim como a Disney, a Prime Vídeo ainda não informou se pretende estender o plano com anúncios para a América latina. 

Paramount+

A companhia também já aderiu a planos com inserção de publicidade, no ano passado em novembro, a Paramount apresentou seu plano premium com conteúdos adicionais e sem publicidade. No Brasil, esse plano custa cerca de R$34,90. A empresa já informou que implantará em seus planos a inserção de anúncios em alguns mercados (incluindo o Brasil) no decorrer do ano de 2024. No Brasil, segue os mesmos planos, sem mudanças por enquanto.

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