Tendências para o Crescimento do e-learning no Brasil

A sociedade vive o momento do e-learning de forma bem intensa, motivados a estudar e trabalhar a distância por conta da pandemia, o ensino a distância é uma realidade muito presente hoje. Mas qual é a tônica do e-learning? Quais são as tendências para o crescimento do e-learning no Brasil? Como esse modelo de ensino pode chegar nas grandes massas? Ele pode invadir outros segmentos, como treinamentos empresariais e divulgação de criadores de conteúdos, por exemplo.

Para entender tudo isso, precisamos ter um olhar mais analítico sobre as características do cenário que estamos hoje. Não poderíamos em hipótese alguma deixar de citar a chegada dos smartphones, e sua poderosa ascensão na sociedade. No Brasil, atualmente há mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento divulgado pela FGV. São 242 milhões de smartphones em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. Nesse cenário, uma das tendências entre os usuários é o consumo de conteúdo e aprendizagem em aparelhos móveis, resultando no desenvolvimento de diversas tecnologias imersivas, com propostas mais envolventes.  

Neste artigo, vamos abordar algumas possibilidades sobre essas tecnologias: mobilidade, microlearning, ascensão das tecnologias imersivas e o social learning. Confira a seguir, pois o artigo está bem interessante.

A mobilidade e o e-learning

A mobilidade faz parte da vida das pessoas, e quando a tecnologia é pensada levando isso em consideração, a experiência se torna muito mais positiva. Em 2020, havia mais de 6 bilhões de usuários móveis, em 2021 o número deve chegar a 7,1 bilhões de usuários. Esses dados nos mostram que a penetração de telefones celulares nas sociedades é gigantesca.

Com o crescimento no número de usuários móveis, cada vez mais pessoas estão consumindo conteúdos de aprendizagem móvel. Muitos alunos relatam que o aprendizado móvel melhora e aprimora sua experiência, além disso, a maioria deles acessam os conteúdos educacionais por meio de dispositivos móveis. Muitas empresas já entenderam isso, e já usam como parte de sua estratégia de desenvolvimento.

Podemos dizer que o ensino móvel atingiu um nível de maturidade satisfatório. De 2019 para cá, vimos uma proliferação imensa de soluções de aprendizagem móvel que imitavam os desktops. Hoje, podemos afirmar que o poder transformador da tecnologia móvel é surpreendente. Muitos benefícios podem ser observados com essa tecnologia, por exemplo, o consumo de conteúdos móveis pode acontecer de onde as pessoas quiserem. Outro ponto importante, os sistemas podem acompanhar de perto o desempenho dos alunos. Outros pontos importantes para a tendência do e-learning são acessibilidade e flexibilidade, ou seja, a tecnologia móvel deve se fundir com as tecnologias imersivas para fornecer conteúdos de alto impacto. Isso quer dizer que não serão produzidos conteúdos para desktop e adaptados para dispositivos móveis, mas sim produzidos especificamente para usuários móveis, garantindo uma melhor qualidade de aprendizagem.

Social Learning

A aprendizagem social nada mais é do que uma colaboração entre colegas de trabalho, e isso acontece por meio de vários modos, como bate-papos, troca de informações, círculos de aprendizagem e compartilhamento. Esse modo de aprendizagem é bastante econômico, e graças ao crescimento das plataformas sociais e de ferramentas de comunicação, isso tudo se torna cada vez mais acessível, aberto, eficiente e aplicável ao ambiente de trabalho.  

O Social Learning vem sendo reconhecido com muito valor, com isso a aprendizagem social vem entrando com bastante força no mundo corporativo, se tornando muito popular, e com menos formalidade.

As tecnologias imersivas

A ascensão das tecnologias imersivas está acelerada, assim como a AI (inteligência artificial) a tecnologia imersiva vem para mudar o cenário do e-learning. Entre essas tecnologias, estão a Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Realidade Estendida (XR). Essas tecnologias são as grandes apostas para a tendência do e-learning no Brasil.

Adiantamos que a AR é de longe a tecnologia imersiva mais presente no e-learning. Essa tecnologia permite a criação de materiais de treinamento por meio de imagens gráficas incríveis. A proposta dessa experiência de aprendizagem é envolver emoções e imersão aos alunos. Um exemplo prático são as seguradoras que podem usar a AR para criar treinamentos em inspeções de incêndio ou desastres.

Essa e outras tecnologias ainda estão na fase jovem, mas prometem ser muito promissoras. Os pesquisadores da Universidade de Stanford, afirmaram que o ensino virtual pode causar aumento de 76% na eficiência do aprendizado. O Walmart relatou economia de 80% no tempo de treinamento ao usar a RV para preparar seus gerentes de loja para a Black Friday.

Microlearning

Basicamente consiste em criar conteúdos pequenos para facilitar o consumo rápido e melhorar a retenção. Normalmente, no microlearning, os conteúdos são em média de 2 a 7 min, e exclui os textos longos. Em resumo, o objetivo é ajudar os alunos a atingir um conhecimento específico, em um período curto de tempo. 

Menor desconfiança 

Em 2020, o Brasil registrou os maiores índices de matrículas a distância em todos os tempos, o aumento foi de 70%. A pandemia, claro, acelerou essa subida, porém ela apenas antecipou o que já se via como tendência. Os dados são do censo de educação superior do Inep.

Com esse crescimento todo, a aprendizagem a distância superou o presencial, cerca de 53,3% a distância e 46,7% presencial. Então podemos afirmar sem medo de errar que o sucesso do e-learning é uma realidade, com bastante demanda no Brasil.

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