Como ações de educação corporativa podem ser transformadoras

O poder que a educação corporativa tem dentro de uma empresa, é transformador. Mas além de ser transformador, é rentável, quando estamos falando de resultados financeiros para a empresa. Entenda como as ações de educação corporativa podem ser transformadoras para uma empresa.

Desde sempre, os modelos históricos da educação tradicional sempre foram baseados na atividade de ensino, que constava em o professor transmitir o conteúdo, mesmo sem ter certeza que o aluno realmente absorveu os conhecimentos adquiridos, e se fato aplicará isso nas organizações e na própria sociedade. Nas décadas seguintes, uma ligeira mudança aconteceu, o foco saiu do ensino e deu lugar ao aprendizado. A educação corporativa se encontra na educação tradicional. 

Mas pensando nos dias de hoje, como criar modelos e soluções educacionais que de fato agreguem valor para as empresas? Um problema conhecido sobre os treinamentos formais, é que os ambientes de aula são compostos por muitas pessoas com diferentes experiências diferentes. Ou seja, os conteúdos podem ser desinteressantes para alguns, porque os conhecimentos já foram adquiridos pela própria vivência. Já para outros, os conteúdos podem não serem vistos como uma grande novidade útil e aplicável. Assim, sempre haverá uma desatenção dos alunos, independente da metodologia.  

Desafios apontados, agora é vital pensar na utilização de soluções como o micro learning, customização de conteúdos, realidade virtual, aumentada (interativas e imersivas), inteligência artificial aplicada à educação, educação mediada por tecnologia entre muitas outras opções que existem no mercado. Os profissionais hoje tem muita preocupação com a sua carreira, por conta disso, as empresas devem definir os comportamentos que esperam em cada cargo como forma de concretizar o plano e o desejo de cada profissional.

A educação corporativa funciona como uma porta de entrada para que os colaboradores acessem níveis mais altos na carreira, ou mesmo aprendam nos ambientes profissionais. É preciso se atentar que somente o planejamento das ações de educação corporativa  não garante resultados efetivos, apesar de ser uma iniciativa com grande probabilidade de de assertividade das ações de desenvolvimento das empresas.

A discussão atual ainda ocupará as agendas das organizações por um certo tempo, discute-se se o conhecimento aprendido pelos alunos pode de fato ser aplicado na sociedade de maneira efetiva. O conteúdo aprendido só faz sentido se for útil no contexto onde as pessoas estão inseridas.

Seja agora ou no futuro, a área de L&D (Learning & Development) e as universidades corporativas devem ter um papel preponderante para apoiar a implementação de estratégias que impactem positivamente os negócios e, inclusive, fazer parte da formulação de novas estratégias . É necessário um novo posicionamento na área de desenvolvimento de talentos, e o assunto deve ser abordado de forma diferenciada para atingir os resultados estratégicos da empresa. 

Essas áreas precisam demonstrar que estão ligadas ao negócio por meio do alcance de resultados estratégicos e devem fazer parte do modelo de governança. Talvez um ponto importante seja focar menos na análise de métricas de aprendizado operacional e focar em KPIs relevantes para a estratégia da empresa.

Com isso, o rebranding learning (mudança de percepção) torna-se imperativo, mas para que essa mudança realmente aconteça, as empresas devem conectar seus negócios ao seu domínio de T&D, que por sua vez deve mudar sua relação com mentores e métodos de educação para os alunos, especialmente para os novos geração. 

Em geral, a jornada a seguir consiste nas seguintes etapas:

1. Vincular o domínio L&D ao negócio: integração com a governança corporativa, proximidade com o domínio do negócio e apoio à liderança;

2. Métodos de aprendizado aprimorados com foco em eficácia e KPIs estratégicos; 

3. Comunicação intensa baseada em resultados concretos. Para as empresas, o foco na aplicação prática das habilidades desenvolvidas no trabalho e no impacto nos negócios é o aspecto mais relevante.

Desafios desempenham um papel importante nos resultados de negócios no espaço L & D: como projetar soluções educacionais que agreguem valor à empresa? Ações formais de desenvolvimento (educação continuada ou formação presencial e online) e ações informais (voluntariado, mentoring, desenvolvimento, job rotation, grupos de estudo, programas de mobilidade, experiências desafiantes, aprendizagem social, etc.), os desafios mantêm-se .

Com base nisso, percebe-se que as atividades de desenvolvimento flexíveis e informais serão o futuro da educação, por meio da aprendizagem experiencial, grupos de discussão de conhecimento, caminhos flexíveis de aprendizagem, aprendizagem social, aprendizagem baseada no trabalho, conteúdo ultra personalizado e aprendizagem baseada problem based learning. 

É verdade que as atividades formais de desenvolvimento continuarão a existir por muito tempo. No entanto, estes devem ser concebidos de forma a poderem alcançar os resultados esperados, mesmo com as dificuldades inerentes a este processo.

A área responsável pela formação de pessoas nas empresas deve modelar seus próprios processos com técnicas emergentes de aprendizagem e também capacitar seus especialistas para se tornarem especialistas em educação de adultos, criando a figura do Learning Specialist, profissional que atua em estreita colaboração com as áreas ou funções do negócio. .

O simples planejamento de eventos de educação corporativa não garante um resultado efetivo, mas é o primeiro passo a ser dado que aumenta muito as chances de sucesso.

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