A educação corporativa pode duplicar o faturamento da empresa

Dificilmente alguém, principalmente das gerações mais novas, “sobreviveu” aos últimos anos sem ter ao menos uma experiência educacional online. A educação corporativa pode duplicar o faturamento da empresa. Desde cursos e formações rápidas, aos tradicionais cursos de graduação, a pandemia acelerou as possibilidades de educação a distância (EAD) . Sim, o e-learning, que já vinha como tendência, chegou para ficar.

O mercado de trabalho também se adaptou. Tendências como a digitalização das relações sociais e a urgente pauta de consciência socioambiental dos consumidores torna o futuro do universo corporativo cada vez mais dinâmico. Com a constante  competitividade, as organizações precisam desenvolver novas estratégias com o objetivo de abocanhar grandes fatias do mercado. Para isso, não há outra alternativa: o investimento constante em treinamentos, cursos e especializações.

Vamos a alguns dados importantes sobre o mercado: 

A evolução dos profissionais por meio da educação corporativa é uma das principais tendências e desafios para este ano. O destaque é que, em um cenário de elevada competitividade, as organizações necessitam de pessoal preparado para as diversas situações no cotidiano do ambiente de trabalho.

Para dar início à análise das estatísticas da área de desenvolvimento e treinamento, e como elas devem impactar as empresas nos próximos anos, vejamos o panorama brasileiro.

Para começar a analisar as estatísticas das áreas de desenvolvimento e treinamento e como elas afetarão as empresas nos próximos anos, vejamos a situação do Brasil.

1. Crescente número de universidades corporativas no Brasil

A pesquisa Educação Corporativa Brasil – mostrou que o número de universidades criadas por corporações aumentou 14% em 2018 em relação à edição anterior. Além de apontar que para 80% dos respondentes, programas de treinamentos são importante para autodesenvolvimento e bem estar. Isso mostra que as empresas brasileiras estão investindo mais no conhecimento de seus colaboradores. Tradicionalmente, o campo do ensino envolveu três focos principais:

 • Operacional, enfatizando as habilidades que os funcionários precisam para realizar atividades específicas;

 • Competências que trazem conhecimento para o desenvolvimento de carreira;

 • Cultura, que, entre outras coisas, prepara os colaboradores para utilizarem seus conhecimentos e experiências dentro das diretrizes corporativas.

2. Setores operacionais continuam recebendo a maior parte do treinamento

De acordo com a pesquisa Panorama de treinamento no Brasil, os funcionários do setor de operações receberam 59% do total de desenvolvimento profissional oferecido pela empresa, o que equivale a 49% do total de inscrições para esse fim.

Os líderes, por outro lado, são o foco de apenas 14% dos treinamentos ministrados pela empresa. No entanto, o investimento direcionado à qualificação equivale a 20% do investimento em qualificação da empresa.

Na prática, treinamentos básicos e operacionais em larga escala podem ser direcionados para a plataforma virtual de ensino. Ao mesmo tempo, dada a importância da interação entre os participantes, o treinamento de líderes ou vendedores pode ser mantido em formato presencial.

3. O volume de conteúdo e o tempo de treinamento aumentam de acordo com o tamanho da empresa

O site Catho é um dos mais conhecidos sites de empregos para profissionais e empresas do Brasil. Em 2013, foi realizado um levantamento que mostra a proporção do investimento em treinamento para pequenas, médias e grandes empresas.

De acordo com a pesquisa, 67% das microempresas ainda não dedicam tempo ao treinamento de funcionários, esse dado mostra que as empresas brasileiras ainda têm muito espaço para desenvolvimento em termos de treinamento e qualificação de funcionários.

O investimento em educação corporativa demonstra o foco da empresa no estado atual de seus colaboradores, bem como na carreira e no desenvolvimento de talentos. 

números globais apontam o caminho a seguir:

Considerando um panorama global, para demonstrar por meio de números que ainda existe um espaço estratégico para as empresas brasileiras se desenvolverem no campo da formação.

4. A produtividade e os resultados das empresas que investem em treinamento são muito maiores.

De acordo com dados divulgados pela Association for Talent Development (ATD), as empresas que investem em programas de treinamento personalizados para atender às necessidades de seus funcionários obtêm uma melhoria de até 218 % na produtividade e nos resultados dos funcionários.

Esse é um crescimento que pode ser trazido para a empresa com pouco ou nenhum investimento em tecnologia e mais infraestrutura e recursos humanos. Em outras palavras, é multiplicando recursos de uma forma muito mais simples e sustentável.

As empresas podem alocar até 24 % no faturamento em comparação com empresas que por algum motivo dificultam ou reduzem o investimento no desenvolvimento da equipe.

5. O treinamento da organização reduz as taxas de rotatividade de funcionários.

Os indicadores que apontam para o turnover são alarmantes para as empresas tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico. Ter colaboradores no campo operacional em constante mudança pode comprometer a qualidade dos serviços prestados. Enquanto isso, a constante rotatividade de funcionários seniores pode causar inconsciência ou, pior, competição.

Em uma pesquisa recente da Gallup, 93 % dos jovens profissionais qualificados como Millennials disseram que alteraram de emprego em pouco tempo. Este evento custou às empresas norte-americanas aproximadamente 30,5 bilhões de dólares. Ou seja, não se trata apenas de garantir recursos humanos e garantir a qualidade do serviço, mas também de economizar recursos financeiros.

A HubChannel possui a plataforma LMS, que oferece ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem, e dentro desse processo, está a gestão administrativa, acompanhamento da aprendizagem pelos tutores e monitores. Com a LMS os usuários podem acessar conteúdos de forma estruturada, organizada e através de diferentes formatos. 

Vamos há alguns exemplos práticos: Para treinamentos de colaboradores, ou cursos online de uma universidade corporativa, os conteúdos podem ser trabalhados de muitas formas, como Podcasts, games, vídeos, trilha de aprendizagem, Ebooks, infográficos, one page learning etc.

Como você pôde perceber, as estatísticas de educação corporativa não se limitam a esses aspectos. Elas mostram também a influência do treinamento contínuo na cultura organizacional, relacionamento com os clientes, desenvolvimento da liderança, entre outros.

Ou seja, ao investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, a empresa não está apenas tornando sua força humana capacitada para exercer suas funções, mas tornando-a, de fato, um diferencial do negócio. 

host